antena-uhf-digital

TV digital o que é?
A TV aberta (terrestre) transmitida para os televisores existentes em 90% das residências brasileiras utiliza canais analógicos com largura de banda de 6 MHz.
Na TV digital a transmissão do áudio e do vídeo passa a ser feita através de sinais digitais que, codificados, permitem um uso mais eficiente do espectro eletromagnético, devido ao aumento da taxa de transmissão de dados na banda de frequências disponível.

É possível de esta forma transmitir:
Som e imagem de melhor qualidade viabilizando a Televisão de Alta Definição (HDTV). A resolução da imagem na TV analógica que é de 400 x 400 pixels poderá ser de até 1920 x 1080 pixels.

Mais canais (até 4) na mesma faixa de frequências utilizada por um canal analógico.

Da mesma forma que a TV analógica aberta, a TV digital aberta transmitirá sons e imagens por ondas de radiofrequência a partir de emissoras de TV para os receptores dos telespectadores. Esse será o novo sistema a ser utilizado no Brasil, e esse serviço básico também não terá nenhum custo para os seus usuários.

Essa tecnologia transforma tanto os sons como as imagens em códigos digitais semelhantes aos encontrados em computadores e depois os transmitem através de antenas para os receptores dos usuários finais.

Esses códigos digitais podem ser processados nos sistemas das emissoras permitindo que eles possam ser comprimidos e transmitidos com maior economia tanto de faixa de ondas de radiofrequências como de sistemas de energia, e com uma qualidade muito superior, permitindo inclusive o uso de receptores de TV que apresentam telas com formato de cinema, com a resolução de TV digital de alta definição.

Além disso, o sistema permitirá também que novas funcionalidades possam ser oferecidas, tais como imagens de vários ângulos e outros serviços adicionais que podem ou não promover a interação entre o usuário final e a emissora.

A TV digital apresenta algumas funcionalidades que permitem uma interatividade entre o telespectador e a emissora possibilitando:
O acesso à informações adicionais como por exemplo o menu de programação.
A interação do usuário com a emissora, através de um canal de retorno via linha telefônica por exemplo, possibilitando a este votar ou fazer compras.


voltar