camreas-full-hd

Sistemas de CFTV em alta definição com transmissão por rede ethernet, isto é, de sistemas de CFTV HD IP.

São câmeras que possuem resoluções já qualificadas como HD (high definition – alta resolução/definição, ou seja, possuem resolução acima de 720p). São equipamentos digitais, que funcionam a partir de uma conexão em rede com base no protocolo IP (internet protocol). Cada equipamento do sistema de CFTV possui um endereço IP, através do qual, as imagens capturadas (nas câmeras) e são transmitidas para o sistema de visualização, que pode ser um simples software direto no browser ou um sistema complexo e preparado para gravação e/ou gerenciamento do sistema (VMS – vídeo management system). De maneira resumida, o sistema é composto por uma câmera que converte a imagem capturada em sinais digitais e este sinal é transmitido aos demais equipamentos usando TCP/IP. No caso das câmeras IP, não existe a necessidade de conversores do tipo D/A (digital para analógico).

Câmeras IP Megapixel são adequadas em situações onde você precisa ser capaz de identificar pessoas ou objetos em uma cena. Alguns exemplos são Condomínios, guichês de estacionamento ou mesmo praças de pedágio. São situações onde é necessário ver claramente situações onde você precisa ser capaz de identificar um rosto ou uma placa.

Tabela de imagens para comparação na qualidade de imagem (pixel/metro)
As câmeras utilizam um endereço IP para serem localizadas na rede, exatamente como acontece com um computador ou outro dispositivo que utilizamos em redes corporativas ou residenciais. Isto nos traz dois benefícios, qualidade de vídeo e a flexibilidade. Enquanto a maioria das câmeras com transmissão analógica fornecem imagens com 640 x 480 pixels (equivalente a 0,3 Mega pixel), as câmeras IP já estão com resoluções superiores a 1600×1200 (2 Mega pixel).

Em um sinal de vídeo analógico as imagens são compostas de linhas e cada imagem é formada por 2 campos entrelaçados. Se a imagem possui muito movimento ela borra, isto por que a imagem é o resultado da captura de dois campos entrelaçados, as câmeras IP empregam um sistema de tecnologia de “varredura” que se adequa melhor a capturar os movimentos das imagens. Na comparação de uma câmera IP de alta resolução com uma câmera analógica padrão (4CIF ou D1) a diferença é bastante significativa.

O outro benefício, o da flexibilidade, a tecnologia IP consiste em nos proporcionar facilidades, uma vez que possibilita rápida instalação, armazenamento, monitoramento remoto e baixo custo de infraestrutura, principalmente quando já existente para outras finalidades.

A Câmera IP proporciona uma resolução superior se comparada com as câmeras analógicas/ digitais padrão, boa parte delas já utiliza tecnologia POE (Power Over Ethernet – Alimentação sobre Rede), possibilita a utilização de dispositivos de rede ethernet (wireless, routers, switchs, etc.), possibilidade de Pan/Tilt/Zoom Integrados, áudio, entradas e saídas de alarmes e acionamento de dispositivos (I/O).

Apenas como comparativo, a qualidade de imagem em alta definição que assistimos em nossos televisores hoje em dia possuem 1.3MP (qualidade HD) e 2.0MP (qualidade FULL HD). Essa altíssima definição em câmeras de segurança é um grande diferencial quando você aplicar um zoom, pois mesmo aproximando muito do objeto, quanto maior a quantidade de MP, melhor será a imagem aproximada.

Devido a grande qualidade das imagens em altíssima resolução, podemos dar zoom em imagens gravadas e não perdermos a qualidade da imagem, nos possibilitando reconhecer mesmo situações que não tínhamos observado inicialmente ao vermos a imagem ao vivo.
Abaixo temos alguns exemplos de sistemas IP’s (projetos conceituais de ligação):

Duas câmeras ligadas em rede.

cftvip-hd-full3

Sistema IP complexo gerenciado por NVR:

cftvip-hd-full4

voltar